quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

mini hortas de Ervas e Temperos


Mini Horta de Ervas e Temperos


A mini horta contem:
01 suporte plástico na cor verde

08 vasos plásticos nº1 na cor verde

08 envelopes de sementes (01 manjericão, 01 cebolinha verde, 01 aneto, 01 orégano, 01 manjericão vermelho rubi, 01 coentro português, 01 salsa lisa e 01 salsa crespa)

01 folheto explicativo

Veja como é fácil plantar:

1. Prepare uma mistura (substrato) juntando em partes iguais:


* 1 parte de terra vegetal

* 1 parte de composto orgânico (húmus de minhoca)

* 1 parte de areia

Se preferir, utilize uma mistura pronta, facilmente encontrada no mercado (ex. Biomix)

2. Coloque a mistura de solo em cada vasinho, sem encher demais e sem apertar. Antes de colocar a mistura, se desejar facilitar a drenagem na hora da rega, forre o fundo de cada vaso com um pedaço de manta de drenagem (ex. bidim), também facilmente encontrada no mercado. Evite usar pedras ou cascalhos para não deixar o conjunto muito pesado.
3. Espalhe algumas sementes por cima e cubra com uma fina camada da mistura. Guarde as sementes restantes no próprio envelope, bem fechado.
4. Regue suavemente com um borrifador ou regador de crivo fino. Se colocar água demias, espere escorrer e encaixe os vasos no suporte.



Como Cuidar de sua Mini Horta :
* Quanto ao local para colocar sua Mini Horta, procure, se possível, um lugar onde haja a incidência de sol por três horas diárias. Pode ser na varanda, numa sacada, no parapeito largo de uma janela ou na área de serviço. O sol da manhã é o melhor para as plantas.
* Após a brotação, se houver muitas mudinhas, faça um desbaste, ou seja, retire algumas delas (as mais fracas) para que haja espaço para as outras se desenvolverem fortes e saudáveis.
* O ciclo de cada tempero varia (observe detalhes no verso das embalagens das sementes), mas, basicamente, coincide com o tempo necessário para o tradicional cultivo em hortas e canteiros.
* A irrigação segue a regra básica: molhe as plantas diariamente, no início do dia ou no final da tarde. Importante: Procure não colocar muita água, para não deixar o vaso encharcado e correr o risco de surgir doenças e/ou pragas em suas plantas.
* Os principais inimigos dos temperos são os fungos e as cochonilhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário